Ações de Formação

Listagem de Formações da SPM

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 00 € | não membro 00 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 500 e 510.

    Objectivos:

    - Reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as práticas dos professores em sala de aula;

    - Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.

    Descrição:

    Formadores:  Jorge Santos; José Martins e Pedro Pimenta

    Nota:  A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".

                Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
             



    A ação abordará os seguintes temas:
    - Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;
    - Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;
    - Estudo de gráficos de funções;
    - Geometria dinâmica e geometria analítica;
    - Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos.

    Tópicos a serem tratados:
    1 Números e operações
    2 Álgebra
    3 Funções reais de variável real
    4 Sequências e sucessões
    5 Estatística I
    6 Estatística II
    7 Geometria
    8 Primitivas e Cálculo Integral
    9 Números complexos (opcional)

    A ação de formação tem a duração de 25 horas, 14 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 11 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).

    Esta ação de formação é gratuita.


    (*) Número de vagas limitado

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 00 € | não membro 00 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 500 e 510.

    Objectivos:

    Pretende-se conseguir, por parte dos professores:
    - O reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as suas práticas;
    - Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.

    A acção de formação abordará os seguintes temas:

    Parte I - Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;

    Parte II - Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;

    Parte III - Estudo de gráficos de funções;

    Parte IV - Geometria dinâmica e geometria analítica;

    Parte V - Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos;

    Parte VI - Introdução à programação com a NSpire.

     

    Descrição:

    Nota:  A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".

                Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos Grupos 230 e 500

    Objectivos:

    • Dotar os professores de ferramentas que possam contribuir para uma melhoria e diversificação das suas práticas docentes, particularmente na área das novas tecnologias, para que seja possível proporcionar aos alunos condições para o desenvolvimento das suas capacidades em matemática;
    • Explorar e integrar o Geogebra como ferramenta interativa para investigar e aprofundar conceitos; visualizar e explorar relações matemáticas; comprovar a veracidade e falsidade de resultados; auxiliar nas tarefas de investigação matemática dirigida; modelar situações de contexto real e de fenómenos do quotidiano.
    • Elaboração de alguns materiais e atividades direcionadas para a aprendizagem ativa da matemática, apostando na interatividade e na dinâmica das construções a realizar e no seu potencial didático.

    Descrição:

    A ação de formação é muito dedicada à vertente prática e ao estudo de formas interessantes de criar/explorar materiais interativos e de modelar situações em contexto matemático. Recorre a ferramentas úteis em metodologias de ensino/aprendizagem ativa da Matemática, especialmente em regimes de ensino a distância, mas também em regimes mistos ou presenciais.

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos Grupos 230 e 500

    Objectivos:

    Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do Geogebra e da respetiva plataforma em rede, valorizando a iniciativa e a autonomia; conceber atividades direcionadas para a aprendizagem ativa da matemática, apostando na interatividade e na dinâmica das construções a realizar e no seu potencial didático; estimular a autonomia dos alunos na aprendizagem;  envolver os professores participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais de intervenção adequados aos seus diferentes contextos de trabalho; aplicar, no contexto pedagógico-didático da disciplina de matemática, os materiais e tarefas produzidas; refletir sobre a prática e os resultados obtidos; sensibilizar para a necessidade constante de uma atualização dos meios e tecnologias usados como suporte e dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem; valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos, técnicas e tecnologias alternativas.

    Descrição:

    Programa da ação:
     Apresentação do Geogebra (características, funcionalidades, ferramentas e potencialidades pedagógicas)
     Exploração da plataforma Geogebra.org e dos aplicativos Geogebra.
    – Construção orientada de materiais didáticos dinâmicos e interativos, a partir dos aplicativos Geogebra, nas áreas da Geometria, Álgebra, Funções e Estatística. Publicação no banco de materiais da plataforma Geogebra.
    – Construção autónoma e em contexto educativo de materiais didáticos. Exploração com o grupo/turma a partir do Geogebra/groups e do Geogebra/Tarefas.

     

     

     

     

  • Horas: 30 | Créditos 1,2

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 230, 500 e 550

    Objectivos:

    • Capacitar os formandos envolvidos para a utilização do programa R, valorizando a iniciativa e a autonomia
    • Conceber atividades direcionadas para a aprendizagem ativa da estatística, apostando na interatividade e na dinâmica dos problemas a tratar e no seu potencial didático
    • Envolver os formandos participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais adequados aos seus diferentes contextos de trabalho
    • Aplicar no contexto pedagógico-didático da disciplina de matemática, os materiais e tarefas produzidas
    • Sensibilizar para a necessidade constante de uma atualização dos meios tecnológicos usados como suporte e para a dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem
    • Valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos, técnicas e tecnologias alternativas

    Descrição:

    Curso de ambientação ao software R, para análise, visualização e modelação de dados, uma aposta no presente para o futuro

  • Horas: 30 | Créditos 1,2

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 230, 500 e 550

    Objectivos:

    • Capacitar os formandos envolvidos para a utilização do programa R, valorizando a iniciativa e a autonomia
    • Conceber atividades direcionadas para a aprendizagem ativa da estatística, apostando na interatividade e na dinâmica dos problemas a tratar e no seu potencial didático
    • Envolver os formandos participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais adequados aos seus diferentes contextos de trabalho
    • Aplicar no contexto pedagógico-didático da disciplina de matemática, os materiais e tarefas produzidas
    • Sensibilizar para a necessidade constante de uma atualização dos meios tecnológicos usados como suporte e para a dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem
    • Valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos, técnicas e tecnologias alternativas

    Descrição:

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos Grupos 110 e 230

    Objectivos:

    Os professores após a frequência desta ação estarão aptos a criarem e a coordenarem nas suas escolas o projeto Círculos Matemáticos.

    Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação.

    Os estudantes orientados pelos professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.

    Descrição:

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 230 e 500

    Objectivos:

    Os professores após a frequência desta ação estarão aptos a criarem e a coordenarem nas suas escolas o projeto Círculos Matemáticos.

    Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação.

    Os estudantes orientados pelos professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.

     

    Descrição:

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 230, 500 e 550

    Objectivos:

    • Identificar as sinergias e as diferenças entre o Pensamento Matemático e Computacional
    • Usar o curso de Pensamento Matemático e Computacional do TreeTree2 nas suas aulas/atividades
    • Explorar novas estratégias de ensino tais como blended learning, gamificação e flipped classroom

    Descrição:

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Educadores de Infância, Professores de todas as disciplinas (não só de matemática) dos Ensinos Básico e Secundário e Professores Universitários.

    Objectivos:

    O Curso é lecionado na modalidade eLearning, essencialmente num regime de comunicação assíncrona, em ambiente de classe virtual, na qual ocorrem interações múltiplas formador-formando, formando-formador e formando-formando.

    Descrição:

    O ensino e a formação em ambientes online têm vindo a ganhar enorme importância nos últimos anos. Também o contexto do ensino em tempos de pandemia veio acentuar ainda mais junto dos professores o interesse no desenvolvimento de conhecimentos a nível do ensino à distância, assim como das suas potencialidades na aprendizagem dos alunos. É neste âmbito que a Sociedade Portuguesa de Matemática promove este Curso de Formação, resultando de um Protocolo de Cooperação com a Universidade Aberta, que terá a responsabilidade científica e pedagógica do Curso.

     Ao longo do Curso serão desenvolvidos os seguintes temas:

    I – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE E MODELOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS
          1. Educação Digital em Rede
          2. Comunicação e interação em ambientes online.
          3. Modelos Pedagógicos virtuais


    II – PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE
         1. Plataformas digitais.
         2. Tecnologias e conteúdos digitais online
         3. Tecnologias audiovisuais online.


    III – E-ATIVIDADES E AVALIAÇÃO DIGITAL
         1. E-atividades de aprendizagem.
         2. Práticas de avaliação digital

    O Curso é lecionado na modalidade eLearning, essencialmente num regime de comunicação assíncrona, em ambiente de classe virtual, na qual ocorrem interações múltiplas formador-formando, formando-formador e formando-formando.

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores de 1º Ciclo e de Matemática do 2º Ciclo.

    Objectivos:

    - Motivar os professores para a resolução de problemas quer na sala de aula, quer em clubes de Matemática.

    - Criar um conjunto de actividades que possa auxiliar os professores na preparação dos seus alunos para as competições de Matemática.

    - Fornecer material aos professores que possa ser usado na motivação de alunos com mais dificuldades. 

    - Capacidade de o professor criar actividades para os alunos mais talentosos, para que eles se sintam desafiados e motivados durante todo o ano.

    - O professor deverá ser capaz de mostrar que a Matemática pode ser divertida, não esquecendo o rigor e a aprendiza

    Descrição:

    Formadores: Joana Teles;  Raquel Caseiro

    Tópicos a ser tratados: 
    1) Paridade

              i.    Sequências alternadas

              ii.    Par ou ímpar

              iii.    Partições em pares

     

    2) Princípio da gaiola de pombos 

               i.    Introdução

               ii.    Generalizações do princípio 

               iii.    Aplicações em geometria

    3)Divisibilidade e restos

               i.    Números primos e compostos

               ii.    Restos

               iii.    Algoritmo de Euclides

    4)Contagens

               i.    Princípio da Inclusão-exclusão

               ii.    Arranjos

               iii.    Permutações

    5)Desigualdade triangular

    6) Grafos

               i.    Noção de grafo

               ii.    Grau de um vértice

               iii.    Algumas definições novas: grafo conexo, ciclo.

    7)Jogos

               i.    Alguns jogos que são brincadeiras (independentemente como se joga um dos jogadores ganha sempre)

               ii.    Simetria

               iii.    Posições vencedoras

               iv.    Análise desde o final do jogo

    8)     Problemas diversos


    Ações 25 horas:
    Sócios da SPM……................................... 70€Não sócios da SPM...................................90€
    Ações 15 horas:
    Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos Grupos 230 e 500

    Objectivos:

    Descrição:


    Formadores: Jorge Santos; José Martins; Nívea Martins; Pedro Pimenta.

    Tópicos a ser tratados:
    Introdução + Importância do Tema + Planificação dos trabalhos
     Parte 1:
    - Exploração inicial do software

    - Análise e construção de exemplos propostos na área da estatística (básica e avançada)
    Nota: Caso os formandos estejam familiarizados com o software os exemplos serão de nível avançado

    Parte 2:

    - Construção elaborada
    - Utilização do Excel no dia-a-dia

    Metodologia:
    Os diferentes temas serão expostos em regime e-learning, em ambiente de classe virtual, usando a plataforma Moodle. A apresentação dos conteúdos será disponibilizada sobre a forma de tutoriais de diversos formatos (texto, hipertexto, vídeo, etc), onde serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal. Os materiais serão disponibilizados à medida que o curso vai avançando.Em termos comunicação formador-formando e formando-formando, serão valorizadas as formas de comunicação assíncrona, pois permitem ao formando uma melhor gestão dos tempos de acesso online, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos. Além disso, permite ao formando um maior envolvimento/flexibilização na participação em discussões e debates, na partilha de recursos, conhecimento e atividades com os seus pares. Terão igualmente lugar sessões síncronas através de web-conferência, chat, controlo remoto, (...), agendadas previamente.

     

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos Grupo 110 (Professores do 1º Ciclo) e Grupo 230 (Professores do 2º Ciclo de Matemática e Ciências)

    Objectivos:

    • Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com os conteúdos e capacidades envolvidos na resolução de problemas neste nível de ensino; - Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a resolução de problemas envolvendo números naturais e racionais positivos; - Construir materiais de apoio à lecionação (planificação de aulas, fichas de atividades, fichas de avaliação e outros)

    Descrição:

     Contéudos da Ação:

    1º módulo - Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar 

    • Introdução; 
    • A operação de adição e problemas de um passo envolvendo situações de juntar e acrescentar; 
    • A operação de subtração e problemas de um passo envolvendo situações de retirar, comparar ou completar;
    • Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar; 
    • Produção de materiais didáticos


    2º módulo - Problemas de um ou mais passos envolvendo situações multiplicativas nos 
    sentidos aditivo e combinatório ou de partilha equitativa e de agrupamento.  

    • Introdução;
    • A operação de multiplicação e problemas de um ou dois passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório;
    • A operação de divisão e problemas de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento;
    • Produção de materiais didáticos

     

  • Horas: 15 | Créditos 0.6

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 45 € | não membro 65 €

    Destinatários:

    Grupo 110 (Professores do 1º Ciclo)

    Grupo 230 (Professores do 2º Ciclo de Matemática e Ciências)

    Objectivos:

    • Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com os conteúdos e capacidades envolvidos na resolução de problemas neste nível de ensino;
    • Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a resolução de problemas envolvendo números naturais e racionais positivos;
    • Construir materiais de apoio à lecionação (planificação de aulas, fichas de atividades, fichas de avaliação e outros)

    Descrição:

    A ação de formação está concebida para um número total de 15 horas, durante as quais se abordará os seguintes temas:

    1º móduloProblemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar

    - Introdução;

    - A operação de adição e problemas de um passo envolvendo situações de juntar e acrescentar;

    - A operação de subtração e problemas de um passo envolvendo situações de retirar, comparar ou completar;

    - Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar;

    - Produção de materiais didáticos.

     

    2º módulo – Problemas de um ou mais passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório ou de partilha equitativa e de agrupamento. 

    - Introdução;

    - A operação de multiplicação e problemas de um ou dois passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório;

    - A operação de divisão e problemas de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento;

    - Produção de materiais didáticos.

  • Horas: 6 | Créditos 0.24

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 20 € | não membro 25 €

    Destinatários:

     Professores de Matemática do secundário (grupo 500) 

    Objectivos:

    Descrição:

    Temas Abordados    
    Funções logarítmicas e funções exponenciais; construção e primeiras propriedades; Natureza dos limites ditos "notáveis" envolvendo funções logarítmicas e exponenciais; comparação de crescimentos assintóticos;
    Isometrias do plano e respetivas representações complexas;  Números complexos e fórmulas de trignonometria; linearização de polinómios trigonométricos. 

     

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 110 e 230

    Objectivos:

    Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a Geometria e Medida no 1º ciclo do ensino básico;

    Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com os conteúdos e capacidades envolvidos na resolução de problemas envolvendo Geometria e Medida;

    Construir materiais de apoio à lecionação (planificação de aulas, fichas de atividades, testes de avaliação e outros)

     

    Descrição:

    Temas abordados:  
    1.º módulo – Figuras Geométricas – Classificação e propriedades –  8,5 horas 
    2.º módulo – As várias etapas da aprendizagem da noção de medida das grandezas comprimento e área no 1.º ciclo –  8,5 horas 
    3.º módulo – As várias etapas da aprendizagem da noção de medida das grandezas volume, capacidade e massa no 1.º ciclo –  8 horas 
     

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 230 e 500.

    Objectivos:

    - Dotar os formandos de ferramentas que possam contribuir para uma melhoria e diversificação das suas práticas docentes, 
     
    - Construção e exploração de alguns recursos digitais e atividades prontas a utilizar na sala de aula ou no desenvolvimento de trabalhos de projeto.

    Descrição:

    Formadores:  Jorge Santos; José Martins; Pedro Pimenta 

    Tópicos a ser tratados:
    •             Números e operações

    •             Sequências e sucessões

    •             Modelos matemáticos

    •             Teoria das eleições

    •             Funções

    •             Probabilidades

    Conteúdos transversais de excel:

    •             Inserção e formatação de dados/células

    •             Formatação de células e tabelas

    •             Referências absolutas e mistas

    •             Validação de dados e proteção de células

    •             Fórmulas

    •             Formatação condicional

    •             Gráficos

    •             Procura indexada

    •             Introdução à programação VBA

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário (Grupos 230 e 500)

    Objectivos:

    Descrição:

    Formadores:  Jorge Santos; José Martins; Pedro Pimenta 

    Tópicos a ser tratados:
    Introdução + Importância do tema + Planificação dos trabalhos 


    Parte 1: Exploração inicial do software 


    Análise e construção de exemplos propostos          - na estatística          - nas MACS          - nas probabilidades          - em outros temas

    Parte 2: Construção elaborada Utilização do Excel no dia-a-dia do professor


    Metodologia:
    Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.


     

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos grupos 230 e 500.

    Objectivos:

    Descrição:

    Formador:   Pedro Pimenta

    Tópicos a ser tratados:
    - Introdução
    - Exemplos de aplicação
    - Construção de exemplos propostos
    - Produção de apliquetas e enunciados de tarefas

  • Horas: 30 | Créditos 1,2

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos Grupos 230, 500

    Objectivos:

    1 - Refletir sobre a integração do blended learning e da estratégia de gamificação nas práticas pedagógicas.
    2 - Explorar as apps MILAGE APRENDER+ e MILAGE APRENDER+ Professores.
    3 – Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo da Matemática, a aprendizagemautónoma e a aprendizagem ativa e a tirarem partido das TIC na aprendizagem.
    4 – Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica.
    5 - Elaborar e aplicar atividades pedagógicas direcionadas para a aprendizagem dos alunos, apostando na resoluçãoautónoma de exercícios/problemas de Matemática.
    6 – Estimular a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas.

    Descrição:

    Pretende-se explorar a app MILAGE APRENDER+ para dispositivos móveis que visa melhorar o desempenho dosalunos na disciplina de Matemática, estendendo o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma salade aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning), para manter os alunos motivados para aprenderpela exploração motivadora de ferramentas suportadas pelas TIC. A app inclui um esquema de autoavaliação e deavaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno, a aprendizagem ativa e a avaliação formativa.Será também explorada a aplicação MILAGE APRENDER+ Professores que permite que os docentes monitorizem todoo desempenho dos seus alunos na aplicação e que se associem ao desenvolvimento de conteúdos para o ensino.

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores dos Grupos 110 e 230

    Objectivos:

    • Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com os conteúdos e capacidades envolvidos na resolução de problemas neste nível de ensino;
    • Consolidar os conhecimentos científicos relativos aos números racionais não negativos;
    • Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a resolução de problemas envolvendo números naturais e, sobretudo, números racionais;
    • Construir materiais de apoio à lecionação (planificação de aulas, fichas de atividades, guiões de trabalhos de grupo, testes de avaliação e outros).

    Descrição:

    A  ação tem a duração de 25 horas:

    • 12 horas síncronas - nas datas e horário definidos em cima
    • 13 horas assícronas - em data e horário a definir pelo formando (dentro do período de realização da ação de formação)

  • Horas: 25 | Créditos 1

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 70 € | não membro 90 €

    Destinatários:

    Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário

    Objectivos:

    Pretende-se dar a conhecer aos docentes diversas técnicas pedagógicas, assim como fornecer novos materiais, que permitam abordar diferentes conteúdos programáticos das disciplinas da área da Matemática de forma lúdica mas com evidente aplicação prática, e ainda desenvolver projectos que envolvam esses conteúdos, nomeadamente em relação aos quatro tópicos seguintes: 
             - Aplicações de Geometria; 
             - Pensamento Lógico; 
             - Raciocínio e Cálculo; 
             - Optimização em Redes e Grafos.

    Descrição:

    Formadores: Fátima Rodrigues, Maria do Céu Soares, Nelson Chibeles Martins

    Tópicos a ser tratados:

    1) Aplicações de Geometria; 
                i) Construção de Frisos; 
                ii) Origami Geométrico. 

    2) Pensamento Lógico 
                i) Enigmas Lógicos; 
                ii) Puzzlese Quebra-Cabeças. 

    3) Raciocínio e Cálculo 
                i) Problemas Numéricos; 
                ii) Problemas Combinatórios; 
                iii) Problemas Processuais. 

    4) Optimização em Redes e Grafos 
                i) Noções básicas de Teoria de Grafos e Aplicações; 
               ii) O problema do Caminho Mais Curto e da Árvore de Suporte de Custo Mínimo; 
               iii) O Problema do Carteiro Chinês e do Caixeiro-viajante. 

    5) Elaboração e discussão dos trabalhos finais 

Sessões de Formação

Listagem de Formações da SPM

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

    Descrição:

    Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)

    Nesta sessão apresentaremos uma faceta diferente e divertida da Matemática, explorando um leque variado e abrangente de truques de magia de fundamentação matemática. Usaremos cartas, cordas, peças de dominó, dados, varinha mágica, cartola e, naturalmente, um coelho. Ao expor a matemática inerente a cada uma dessas “magias” pretende-se evidenciar a magia da matemática, estimulando assim o gosto e o interesse por esta ciência.

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

    Descrição:

    Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)

    Nesta sessão apresentaremos o trabalho desenvolvido pelo ClubeMath, o Clube de Matemática da FCT/UNL nas suas várias vertentes: junto dos associados, das suas famílias, dos seus professores, e da comunidade em geral. Falaremos das atividades lúdicas desenvolvidas no âmbito do Clube que, envolvendo sempre conceitos ou procedimentos matemáticos, contribuem para desmistificar esta disciplina e promover o sucesso educativo dos jovens associados. Em particular, serão apresentados alguns jogos matemáticos já desenvolvidos durante as atividades regulares do Clube, e que servem não só como ferramenta pedagógica mas também como um excelente veículo para despertar e sensibilizar para a matemática. A sessão terminará com uma apresentação prática de um desses jogos.

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

     

    Descrição:

    Formadores: Maria da Graça Marques e Marília Pires (Departamento de Matemática, FCT - Universidade do Algarve)

    O objetivo desta sessão de formação é apresentar algumas técnicas pouco divulgadas que podem ser utilizadas como motivação de temas de geometria. Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa e a sessão não requer formação prévia especializada.

    Numa primeira parte serão trabalhadas técnicas de modelagem de balões que permitem, de um modo muito atrativo e lúdico, fazer uma ligação entre grafos e poliedros. Esta ligação pode ser vista como uma aplicação da teoria de grafos mas, simultaneamente, estimula os estudantes a compreenderem verdadeiramente as ideias subjacentes a conceitos estudados, tais como caminho ou circuito de Euler. Para alunos mais novos a modelagem de balões pode ser simplesmente aplicada no trabalho com poliedros.

    Na segunda parte serão utilizadas técnicas de origami modular, com aplicações a problemas de geometria no espaço, que se têm revelado muito motivadoras para jovens.

    Será ainda apresentada uma abordagem original ao tema da planificação de sólidos.

    Materiais que serão usados: cartolina; papel; tesoura; guita; balões de modelagem e bombas de encher balões.

    Nota: Todos os materiais serão fornecidos aos participantes.

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

    Descrição:

    Formador: Margarida Matias Pinto  - Sociedade Portuguesa de Matemática

    O potencial do Excel no dia-a-dia é enorme. O objetivo desta sessão de formação consiste em apresentar algumas técnicas e trabalhar pequenos truques (alguns não tão pequenos quanto isso) que são uma grande ajuda na sala de aula, mas também no dia-a-dia.

    As técnicas que serão trabalhadas durante a sessão de formação terão como finalidade facilitar a leitura de tabelas ou gráficos, comparar resultados, acelerar o trabalho e/ou melhorar o aspeto de uma apresentação.

    Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa, pelo que a sessão está aberta à comunidade educativa em geral.

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

    Descrição:

    Formador: Fátima Rodrigues (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)

    “A principal razão para estudar os poliedros regulares é a mesma do tempo dos pitagóricos, isto é, as suas formas simétricas revelam-se atraentes para o nosso sentido artístico.” H. S. M. Coxeter

    A matemática, através da geometria, estuda as figuras capazes de representar as formas naturais ou dar origem a novas formas artificiais. Desde sempre que os geómetras se interessaram pelos poliedros. Mas não são os únicos, também arquitetos, escultores, pintores, joalheiros consideram que estes objectos têm um encanto especial.

    E de todos os tipos de poliedros existentes, há uma família que merece destaque, dada a sua forma regular e simétrica, os cinco tipos de poliedros regulares, também designados por sólidos platónicos: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.

    Nesta sessão apresentaremos uma justificação para a existência de apenas cinco tipos de poliedros regulares. Seguidamente procede-se à construção, em Origami, de um exemplar de cada um desses tipos, assim como de um poliedro não convexo.

    A utilização de Origami para construções geométricas desenvolve nos utilizadores, em particular nas crianças e jovens, capacidades de visualização, orientação e abstração espacial. A manipulação de sólidos geométricos, em particular dos sólidos platónicos, ajuda à compreensão de todas as suas propriedades e atributos.

    A construção dos sólidos platónicos em Origami, pode tornar-se numa ferramenta pedagógica pouco dispendiosa e útil para sensibilizar para a geometria.

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

    Esta sessão tem como objetivo fornecer aos destinatários ferramentas que apoiem o desenvolvimento de projetos criativos na área da Matemática e que lhes permitam adquirir uma base de trabalho na dinamização de grupos de crianças e jovens na tarefa exploratória da Matemática. Especificamente, pretende-se desenvolver atividades lúdicas que envolvam a exploração de conceitos de redes e grafos e respetiva otimização. Os conceitos abordados e algoritmos desenvolvidos são facilmente explorados pelos alunos e focar-se-ão em problemas que simulam situações reais.

    Descrição:

    Formador: Nelson Chibeles Martins (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)

    Tópicos abordados:

    • Noções elementares de Grafos - Otimização em Redes:
    • Problema do Caminho de Custo Mínimo;
    • Problema da Árvore Geradora de Custo Mínimo;
    • Problema do Carteiro Chinês;
    • Problema do Caixeiro Viajante.

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

    Descrição:

    Formador: Nelson Chibeles Martins (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)

    O Roleplaying (Representação de Papéis) tem sido utilizado há décadas por especialistas na área de gestão de recursos humanos com o fim de avaliar candidatos a um emprego, identificar potenciais líderes num grupo de trabalho e para potenciar espírito de equipa. Nesse âmbito, este tipo de atividade avalia o comportamento dos “jogadores” face a determinadas situações e permite qualificar características como o espírito de equipa, capacidade de iniciativa e liderança e competência para gerir dilemas éticos.

    No final da década de 70, surgiram os RPG (Roleplaying Games) com a criação do conhecido jogo Dungeons & Dragons, e a atividade de Roleplaypassou a ser utilizado como forma de jogo social, bem longe do mundo empresarial.

    A utilização deste tipo de jogos em sala de aula é de difícil implementação, porque são demorados e, tradicionalmente, dirigem-se a um pequeno grupo de 5 ou 6 jogadores. No entanto, as técnicas empregues num RPG podem ser exploradas com intuito de levar os alunos a explorarem novas formas de abordarem temáticas já desenvolvidas nas aulas ou serem apresentados a novos conteúdos.

    Nesta ação de formação visitaremos os eventos mais importantes da história dos RPG e serão dados a conhecer quais os jogos mais conhecidos. Explicar-se-á o que é um RPG e mostrar-se-á exemplos de atividades que introduzem conteúdos matemáticos durante um RPG. Os exemplos explorarão temáticas como Teoria de Grafos, Geometria, Lógica e Cálculo.

  • Horas: 4 | Créditos

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM nd € | não membro nd €

    Destinatários:

    Objectivos:

    Descrição:

    Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)

    Como surgiram os números? Que sistemas de numeração usavam as diferentes civilizações da antiguidade? Estas questões serão respondidas nesta breve incursão prática sobre os sistemas de numeração sumério, babilónico, egípcio, grego, maia, romano e hindo-árabe.

     

     

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6€ € | não membro 6€ / 10€ €

    Destinatários:

    Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.

    Objectivos:

    Descrição:

    A Astronomia dos Lusíadas consiste numa série de artigos publicados por Luciano Pereira da Silva entre 1913 e 1915 na Revista da Universidade de Coimbra. Neste seu trabalho, Luciano Pereira da Silva deixa completamente esclarecidas todas as referências à astronomia de Os Lusíadas, mostrando que ‘Camões tinha um conhecimento claro e seguro dos princípios da astronomia, como ela se professava no seu tempo’ e deduz que as ideias astronómicas de Camões são as do texto de Sacrobosco, com as modificações contidas nas notas de Pedro Nunes, ou seja, que o Tratado da Sphera de Pedro Nunes se pode considerar a principal fonte astronómica dos Lusíadas. Partindo do trabalho original de Luciano Pereira da Silva, esta sessão divulga a astronomia presente n'Os Lusíadas recorrendo a plataformas informáticas concebidas para o efeito, respeitando o céu de 1498, de forma a que a aventura lusitana seja acompanhada da forma mais fiel possível, mas com recurso a ferramentas do Século XXI. 

    São feitas ainda algumas interpretações astronómicas originais, que escaparam ao olhar atento de Pereira da Silva.

     

    Material de apoio:
    http://vintage.portaldoastronomo.org/tema.php?id=31
    http://vintage.portaldoastronomo.org/tema.php?id=37
    https://sites.google.com/site/cpshomepage/conferencias/talks/astronomia-cantada-d-os-lusiadas

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6€ € | não membro 6€ / 10€ €

    Destinatários:

    Professores de Matemática (230 e 500) e do Ensino Superior

    Objectivos:

    Descrição:

    Os testes convencionais de plataformas de ensino e aprendizagem são muito limitados no tipo de perguntas e pouco práticos na criação de diferentes versões das mesmas. Nesta sessão são abordados testes online com perguntas aleatórias escolhidas de um banco de questões e com perguntas dependentes de parâmetros aleatórios. Os tipos de pergunta abordados incluem escolha múltipla, verdadeiro/falso e campos de resposta na forma algébrica, avaliados por um sistema de álgebra computacional (http://bit.ly/testesaleatorios). Com este sistema, a transcrição de testes e exames de matemática em papel para formato eletrónico é viável para uma proporção significativa das questões, com perguntas diferentes para todos os alunos.

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6€ € | não membro 6€ / 10€ €

    Destinatários:

    Professores do Primeiro Ciclo e do Pré-Escolar, Pais e Educadores

    Objectivos:

    Descrição:

    As atividades que vão ser trabalhadas nesta sessão resultaram de um projeto desenvolvido na Escola EB1 da Solum em Coimbra e no Jardim Infantil dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Ciência Viva do Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, com o objetivo de incentivar e apoiar a realização de atividades lúdicas de cariz matemático por crianças do último ano do ensino pré-primário e do 1º ciclo do ensino básico. O projeto envolveu dois grupos: um grupo do 2º ano do 1º ciclo e um grupo de crianças de cinco anos. As actividades propostas foram primeiramente testadas junto das crianças e adaptadas de acordo com a sua reação, enriquecendo deste modo os seus conteúdos pedagógicos.

    Cada atividade tem como ponto de partida uma pequena história, que conduz a um problema matemático e que motiva uma experiência lúdica na área da matemática. Os problemas matemáticos propostos abordam áreas fundamentais como geometria, aritmética, combinatória, lógica e estatística e confrontam a criança com conceitos tão variados como comprimento, área e volume ou códigos secretos, enigmas e simetria. Os recursos necessários para a realização das experiências são os normalmente existentes tanto em casa como na sala de aula: papel, lápis, cores, cartolina, tesoura, para além de moldes em papel ou cartolina, fáceis de reproduzir através de fotocópia.

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6 € | não membro 6€ / 10 €

    Destinatários:

    Arquitetos,Professores de Matemática, Geometria Descritiva, Desenho, Educação Visual.

    Ilustradores, Designers, Programadores Gráficos

    Objectivos:

    Descrição:

    Neste workshop vamos aprender a fazer à mão (e com o computador) desenhos imersivos "a 360 graus". Estes desenhos podem ser visualizados como panoramas de realidade virtual, mediante "upload" para redes sociais (facebook, flickr) compatíveis com fotografia imersiva, ou utilizando aplicações adequadas. Vamos aprender as bases da perspectiva esférica equirectangular, e faremos ainda uma breve passagem pela "olho-de-peixe" (azimutal equidistante). Além do valor artístico e lúdico destas perspectivas, elas têm aplicação na visualização e design de arquitectura, no concept design em ilustração ou cinema, ou na documentação e visualização de património.

    Vamos aprender a desenhar estes panoramas com construções simples de lápis e papel, utilizando "grelhas móveis" e papel vegetal. De seguida, para agilizar as construções no formato online, vamos utilizar o programa Eq A Sketch 360, um programa gratuito da autoria do formador que utiliza apenas operações que podem ser reproduzidas no desenho manual (mas torna-as mais rápidas).  

    Vamos aprender a desenhar, em perspectiva esférica: cubos e "caixas" (incluindo uma sala em redor do observador); grelhas uniformes (pavimentações do plano); pontos de fuga; rampas e escadas; triangulações; multiplicação de módulos horizontais e verticais (sequências de colunas, andares de um prédio, etc).

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6€ € | não membro 6€ / 10€ €

    Destinatários:

    Professores de todos Ciclos de  Ensino e Público em Geral

    Objectivos:

    Descrição:

    Módulo 1 – Enquadramento, oportunidades e desafios.

     

    Contexto, ambiente e audiência.

    Verbalização e linguagem corporal.

    Dificuldades, imprevistos e obstáculos.

     

     

     

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6€ € | não membro 6€ / 10€ €

    Destinatários:

    Professores de todos os Cicloes de Ensino e Público em Geral

    Objectivos:

    Descrição:

    Módulo 2 - Domínio e recursos, oportunidades e desafios

     Auto conhecimento e confiança.

    O corpo e a voz.

    Empatia e emoção.

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM € | não membro

    Destinatários:

    Objectivos:

    Descrição:

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6€ € | não membro 6€ / 10€ €

    Destinatários:

    Professores do Ensino Básico e Secundário, Pais e Educadores.

    Objectivos:

    Descrição:

    Nesta sessão pretende-se revisitar o modo como podem ser introduzidos os números racionais não negativos no 1º ciclo do ensino básico. Procurar-se-á seguir em pormenor como surgem e são utilizados para a resolução de problemas os números e as “quatro operações”, começando-se por analisar o caso dos números naturais e por que razão se torna necessário introduzir os novos números representáveis por frações, o que há de essencialmente novo e o que é uma simples adaptação na extensão das operações, e como se situa o estudo das dízimas no âmbito desta extensão. Serão propostas algumas actividades, em particular com o objetivo de aproximar o nosso olhar sobre estes temas daquele que podem ter os alunos que pela primeira vez são com eles confrontados. Também se questionará que opções de entre as que têm sido tomadas nas últimas décadas no ensino das frações em diversos países poderão estar na base de algumas das dificuldades sentidas pelos alunos.

     

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6€ € | não membro 6€ / 10€ €

    Destinatários:

    Professores de todos  os Ciclos de Ensino, Pais e Público em geral

    Objectivos:

    Tentaremos mostrar como a prática dos jogos abstractos induz e promove o pensamento rigoroso e criativo próprio da matemática.

    Usando a via lúdica, os jogos matemáticos promovem a arte e o ofício de bem pensar.

    Descrição:

     

     

     

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6 € | não membro 6€ / 10 €

    Destinatários:

    Professores de todos os Ciclos de Ensino, Professores de Matemática, Física (Astronomia), História, Português, Pais e Educadores

    Objectivos:

    Descrição:

    Só em meados do século XVIII, com o cronómetro H4 de John Harrison, ficaria definitivamente resolvido o problema da determinação da longitude. No entanto, já no século XVI, portugueses e espanhóis mantinham carreiras regulares entre a Europa, a Ásia e as Américas, usando apenas o Sol e as estrelas como guias. Já nessa altura, a latitude era facilmente determinada a partir da observação da Estrela Polar no Hemisfério Norte, do Cruzeiro do Sul no Hemisfério Sul, ou do Sol na sua passagem meridiana a norte e a sul do Equador. Mas que cálculos eram feitos a bordo, que permitiam determinar a posição de uma caravela em alto mar apenas a partir da observação de astros a tão grande distância no espaço? E porque é que as resoluções dos problemas da latitude e da longitude ficaram separadas no tempo por mais de dois séculos?
    Nesta sessão vamos conhecer os cálculos que os navegadores faziam, bem como a que instrumentos recorriam.

     

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6 € | não membro 6€ / 10 €

    Destinatários:

    Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Público em Geral.

    Objectivos:

    Descrição:

     

    Porque é que a matemática é vista como um "bicho-papão"? O que torna a matemática diferente das outras áreas? 

    É possível ensinar matemática de forma cativante? Qual é o papel da divulgação de matemática no ensino formal? 

     

    Para o bem e para o mal, a matemática mexe com as pessoas. Neste webinar vamos tentar perceber, mais concretamente, como é que ela mexe connosco! Falaremos de técnicas de comunicação de ciência e de como as actividades de divulgação podem contribuir para a mudança da imagem da matemática.

     

     

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6 € | não membro 6€ / 10 €

    Destinatários:

    Professores de Todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.

    Objectivos:

    Descrição:

     Reflexão, translação, rotação são termos usados frequentemente em matemática e associados em geral ao sentido da visão: vitrais, azulejos, ladrilhos são exemplos que apresentamos para clari?car tais conceitos junto dos nossos alunos.
    É, no entanto, possível exempli?car os mesmos conceitos usando o sentido da audição. Se no primeiro caso as coordenadas x  e y  do plano são, por exemplo, a largura e a altura de uma janela em vitral, no segundo caso as variáveis passam a ser respectivamente o tempo e a altura do som, e em vez da visão, são necessárias a audição e a memória para reconhecer uma re?exão ou uma translação.
     Músicos e compositores conhecem bem estes conceitos e usam-nos com rigor e engenho. Nesta sessão vamos analisar vários exemplos musicais de diversas épocas e estilos bem como a sua tradução para linguagem matemática, analisando composições que vão desde o canto gregoriano do Século VII a Jacques Brel do Século XX, passando pela jovialidade de Mozart e pelo génio de Bach do Século XVIII.

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6 € | não membro 6€ / 10 €

    Destinatários:

    Professores de todas as disciplinas (não só de matemática) dos Ensino Básico e Secundário, Professores Universitários, Professores do Ensino Especial, Alunos. 

    Objectivos:

    o   Importação de dados para o Power BI Desktop

    o   Transformação de dados no Power BI Desktop

    o   Modelação de dados no Power BI Desktop.

               o   Criação de visuais no Power BI Desktop

               o  Utilizar o Power BI Service

    Descrição:

    O Power BI é uma poderosa ferramenta que permite a comunicação e exploração de informação de forma interativa e dinâmica. Permite, com uma enorme facilidade, a importação de dados de praticamente todas as fontes existentes, a sua transformação, a sua modelação, a sua visualização através de visuais interativos e a sua partilha em todos os dispositivos.

    Nos dias de hoje não basta termos dados/informação, é preciso saber comunicá-la eficientemente.

    O Power BI já incorpora diversas ferramentas de inteligência artificial e de machine learning prontas para serem usadas por todos os utilizadores.

     

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM € | não membro

    Destinatários:

    Professores de todos os ciclos e Público em geral

    Objectivos:

    Descrição:

    A Sociedade Portuguesa de Matemática, no âmbito da sua missão, tem a longa tradição de desenvolver um trabalho regular na área do ensino, incrementando o desenvolvimento de atividades e programas que possam contribuir para melhorar a educação no geral.

     

    Entre as novas atividades, programámos para todos os sábados, até meados de julho, webinars com temas variados. Todas as semanas trataremos de um assunto que tem como público alvo professores, assim como, pais ou profissionais de áreas específicas que sobre esses temas possam ter interesse geral ou profissional.

     

    Durante este primeiro webinar temos um painel de especialistas que vão analisar vários temas que no momento merecem a nossa atenção Temos em vista, para além de realizar um debate de ideias, apresentar ao nosso grande público as nossas iniciativas - as nossas respostas – parte dos que connosco colaboram, contando com o olhar deste painel de especialista.

  • Horas: 3 | Créditos 0,12

    Datas Disponíveis:

    Sem datas disponíveis.

    Preço:

    Sócios SPM 4€ / 6 € | não membro 6€ / 10 €

    Destinatários:

    Professores de Todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.

    Objectivos:

    Descrição:

    O After School (treetree2.school) é um projeto recente que visa promover o ensino extracurricular de ciência através da realização de cursos online e presenciais para alunos do ensino básico e secundário. No After School, os alunos podem encontrar cursos de diversos temas: Astrofísica, Machine Learning, Neurociência, Arquitetura de Computadores, Missões Espaciais, Algoritmos, Genética, Informática, assim como vários cursos na área da Matemática. Atualmente, o After School tem participantes de todos os distritos de Portugal, Açores e Madeira incluídos, contando com instrutores que são, na sua maioria, alunos/investigadores/alumni de instituições como o Instituto Superior Técnico e a Fundação Champalimaud. 

    Nesta formação, os participantes vão ter a oportunidade de viver a experiência do After School online, participando num dos cursos. Assim, durante a sessão, os participantes vão realizar uma parte do After School de Informática I e fazer uma introdução à programação com Python. No final desta formação, os participantes ficarão a conhecer o After School por dentro e por fora e, quem sabe, dar os seus primeiros passos no mundo da programação.