Sócios SPM 00 € | não membro 00 €
Professores dos grupos 500 e 510.
- Reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as práticas dos professores em sala de aula;
- Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.
Formadores: Jorge Santos; José Martins
Nota: A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".
Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
A ação abordará os seguintes temas:
- Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;
- Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;
- Estudo de gráficos de funções;
- Geometria dinâmica e geometria analítica;
- Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos.
Tópicos a serem tratados:
1 Números e operações
2 Álgebra
3 Funções reais de variável real
4 Sequências e sucessões
5 Estatística I
6 Estatística II
7 Geometria
8 Primitivas e Cálculo Integral
9 Números complexos (opcional)
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 14 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 11 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
Esta ação de formação é gratuita.
(*) Número de vagas limitado
Sócios SPM 00 € | não membro 00 €
Professores dos grupos 500 e 510.
Pretende-se conseguir, por parte dos professores:
- O reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as suas práticas;
- Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.
A acção de formação abordará os seguintes temas:
Parte I - Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;
Parte II - Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;
Parte III - Estudo de gráficos de funções;
Parte IV - Geometria dinâmica e geometria analítica;
Parte V - Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos;
Parte VI - Introdução à programação com a NSpire.
Nota: A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".
Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Tópicos a ser tratados:
Introdução + Importância do tema + Planificação dos trabalhos
Parte 1:
Exploração inicial do software.
Análise e construção de exemplos propostos.
Parte 2:
Construção elaborada.
Interacção do Geogebra com a Internet.
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……...................................70€
Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€
Não sócios da SPM...................................65€
Sócios SPM € | não membro €
Professores dos grupos 230 e 500
Online
22-01-2021, 29-01-2021, 05-02-2021
Online
03-03-2021, 10-03-2021, 17-03-2021
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Educadores de Infância, Professores de todas as disciplinas (não só de matemática) dos Ensinos Básico e Secundário e Professores Universitários.
O Curso é lecionado na modalidade eLearning, essencialmente num regime de comunicação assíncrona, em ambiente de classe virtual, na qual ocorrem interações múltiplas formador-formando, formando-formador e formando-formando.
O ensino e a formação em ambientes online têm vindo a ganhar enorme importância nos últimos anos. Também o contexto do ensino em tempos de pandemia veio acentuar ainda mais junto dos professores o interesse no desenvolvimento de conhecimentos a nível do ensino à distância, assim como das suas potencialidades na aprendizagem dos alunos. É neste âmbito que a Sociedade Portuguesa de Matemática promove este Curso de Formação, resultando de um Protocolo de Cooperação com a Universidade Aberta, que terá a responsabilidade científica e pedagógica do Curso.
Ao longo do Curso serão desenvolvidos os seguintes temas:
I – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE E MODELOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS
1. Educação Digital em Rede
2. Comunicação e interação em ambientes online.
3. Modelos Pedagógicos virtuais
II – PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE
1. Plataformas digitais.
2. Tecnologias e conteúdos digitais online
3. Tecnologias audiovisuais online.
III – E-ATIVIDADES E AVALIAÇÃO DIGITAL
1. E-atividades de aprendizagem.
2. Práticas de avaliação digital
O Curso é lecionado na modalidade eLearning, essencialmente num regime de comunicação assíncrona, em ambiente de classe virtual, na qual ocorrem interações múltiplas formador-formando, formando-formador e formando-formando.
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores de 1º Ciclo e de Matemática do 2º Ciclo.
- Motivar os professores para a resolução de problemas quer na sala de aula, quer em clubes de Matemática.
- Criar um conjunto de actividades que possa auxiliar os professores na preparação dos seus alunos para as competições de Matemática.
- Fornecer material aos professores que possa ser usado na motivação de alunos com mais dificuldades.
- Capacidade de o professor criar actividades para os alunos mais talentosos, para que eles se sintam desafiados e motivados durante todo o ano.
- O professor deverá ser capaz de mostrar que a Matemática pode ser divertida, não esquecendo o rigor e a aprendiza
Formadores: Joana Teles; Raquel Caseiro
Tópicos a ser tratados:
1) Paridade
i. Sequências alternadas
ii. Par ou ímpar
iii. Partições em pares
2) Princípio da gaiola de pombos
i. Introdução
ii. Generalizações do princípio
iii. Aplicações em geometria
3)Divisibilidade e restos
i. Números primos e compostos
ii. Restos
iii. Algoritmo de Euclides
4)Contagens
i. Princípio da Inclusão-exclusão
ii. Arranjos
iii. Permutações
5)Desigualdade triangular
6) Grafos
i. Noção de grafo
ii. Grau de um vértice
iii. Algumas definições novas: grafo conexo, ciclo.
7)Jogos
i. Alguns jogos que são brincadeiras (independentemente como se joga um dos jogadores ganha sempre)
ii. Simetria
iii. Posições vencedoras
iv. Análise desde o final do jogo
8) Problemas diversos
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……................................... 70€Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€
Online
19-02-2021, 26-02-2021, 05-03-2021, 12-03-2021, 19-03-2021, 26-03-2021
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Nívea Martins; Pedro Pimenta.
Tópicos a ser tratados:
Introdução + Importância do Tema + Planificação dos trabalhos
Parte 1:
- Exploração inicial do software
- Análise e construção de exemplos propostos na área da estatística (básica e avançada)
Nota: Caso os formandos estejam familiarizados com o software os exemplos serão de nível avançado
Parte 2:
- Construção elaborada
- Utilização do Excel no dia-a-dia
Metodologia:
Os diferentes temas serão expostos em regime e-learning, em ambiente de classe virtual, usando a plataforma Moodle. A apresentação dos conteúdos será disponibilizada sobre a forma de tutoriais de diversos formatos (texto, hipertexto, vídeo, etc), onde serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal. Os materiais serão disponibilizados à medida que o curso vai avançando.Em termos comunicação formador-formando e formando-formando, serão valorizadas as formas de comunicação assíncrona, pois permitem ao formando uma melhor gestão dos tempos de acesso online, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos. Além disso, permite ao formando um maior envolvimento/flexibilização na participação em discussões e debates, na partilha de recursos, conhecimento e atividades com os seus pares. Terão igualmente lugar sessões síncronas através de web-conferência, chat, controlo remoto, (...), agendadas previamente.
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores dos Grupo 110 (Professores do 1º Ciclo) e Grupo 230 (Professores do 2º Ciclo de Matemática e Ciências)
1º módulo - Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar
2º módulo - Problemas de um ou mais passos envolvendo situações multiplicativas nos
sentidos aditivo e combinatório ou de partilha equitativa e de agrupamento.
Sócios SPM 45 € | não membro 65 €
Grupo 110 (Professores do 1º Ciclo)
Grupo 230 (Professores do 2º Ciclo de Matemática e Ciências)
A ação de formação está concebida para um número total de 15 horas, durante as quais se abordará os seguintes temas:
1º módulo – Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar
- Introdução;
- A operação de adição e problemas de um passo envolvendo situações de juntar e acrescentar;
- A operação de subtração e problemas de um passo envolvendo situações de retirar, comparar ou completar;
- Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar;
- Produção de materiais didáticos.
2º módulo – Problemas de um ou mais passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório ou de partilha equitativa e de agrupamento.
- Introdução;
- A operação de multiplicação e problemas de um ou dois passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório;
- A operação de divisão e problemas de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento;
- Produção de materiais didáticos.
Sócios SPM 20 € | não membro 25 €
Professores de Matemática do secundário (grupo 500)
Temas Abordados
Funções logarítmicas e funções exponenciais; construção e primeiras propriedades; Natureza dos limites ditos "notáveis" envolvendo funções logarítmicas e exponenciais; comparação de crescimentos assintóticos;
Isometrias do plano e respetivas representações complexas; Números complexos e fórmulas de trignonometria; linearização de polinómios trigonométricos.
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores dos grupos 110 e 230
Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a Geometria e Medida no 1º ciclo do ensino básico;
Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com os conteúdos e capacidades envolvidos na resolução de problemas envolvendo Geometria e Medida;
Construir materiais de apoio à lecionação (planificação de aulas, fichas de atividades, testes de avaliação e outros)
Temas abordados:
1.º módulo – Figuras Geométricas – Classificação e propriedades – 8,5 horas
2.º módulo – As várias etapas da aprendizagem da noção de medida das grandezas comprimento e área no 1.º ciclo – 8,5 horas
3.º módulo – As várias etapas da aprendizagem da noção de medida das grandezas volume, capacidade e massa no 1.º ciclo – 8 horas
Online
26-11-2020, 03-12-2020, 10-12-2020, 17-12-2020, 07-01-2021, 14-01-2021
Online
28-01-2021, 04-02-2021, 11-02-2021, 25-02-2021, 04-03-2021, 11-03-2021
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores dos grupos 230 e 500.
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Pedro Pimenta
Tópicos a ser tratados:
• Números e operações
• Sequências e sucessões
• Modelos matemáticos
• Teoria das eleições
• Funções
• Probabilidades
Conteúdos transversais de excel:
• Inserção e formatação de dados/células
• Formatação de células e tabelas
• Referências absolutas e mistas
• Validação de dados e proteção de células
• Fórmulas
• Formatação condicional
• Gráficos
• Procura indexada
• Introdução à programação VBA
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário (Grupos 230 e 500)
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Pedro Pimenta
Tópicos a ser tratados:
Introdução + Importância do tema + Planificação dos trabalhos
Parte 1: Exploração inicial do software
Análise e construção de exemplos propostos - na estatística - nas MACS - nas probabilidades - em outros temas
Parte 2: Construção elaborada Utilização do Excel no dia-a-dia do professor
Metodologia:
Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.
Online
04-11-2020, 11-11-2020, 25-11-2020, 09-12-2020
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores dos grupos 230 e 500.
Formador: Pedro Pimenta
Tópicos a ser tratados:
- Introdução
- Exemplos de aplicação
- Construção de exemplos propostos
- Produção de apliquetas e enunciados de tarefas
Online
13-02-2021, 20-02-2021, 06-03-2021, 20-03-2021, 17-04-2021
Online
20-03-2021, 27-03-2021, 10-04-2021, 24-04-2021, 22-05-2021
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores dos Grupos 230, 500
1 - Refletir sobre a integração do blended learning e da estratégia de gamificação nas práticas pedagógicas.
2 - Explorar as apps MILAGE APRENDER+ e MILAGE APRENDER+ Professores.
3 – Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo da Matemática, a aprendizagemautónoma e a aprendizagem ativa e a tirarem partido das TIC na aprendizagem.
4 – Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica.
5 - Elaborar e aplicar atividades pedagógicas direcionadas para a aprendizagem dos alunos, apostando na resoluçãoautónoma de exercícios/problemas de Matemática.
6 – Estimular a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas.
Pretende-se explorar a app MILAGE APRENDER+ para dispositivos móveis que visa melhorar o desempenho dosalunos na disciplina de Matemática, estendendo o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma salade aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning), para manter os alunos motivados para aprenderpela exploração motivadora de ferramentas suportadas pelas TIC. A app inclui um esquema de autoavaliação e deavaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno, a aprendizagem ativa e a avaliação formativa.Será também explorada a aplicação MILAGE APRENDER+ Professores que permite que os docentes monitorizem todoo desempenho dos seus alunos na aplicação e que se associem ao desenvolvimento de conteúdos para o ensino.
Online
25-03-2021, 08-04-2021, 15-04-2021, 22-04-2021, 06-05-2021, 15-05-2021
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores dos Grupos 110 e 230
A ação tem a duração de 25 horas:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário
Pretende-se dar a conhecer aos docentes diversas técnicas pedagógicas, assim como fornecer novos materiais, que permitam abordar diferentes conteúdos programáticos das disciplinas da área da Matemática de forma lúdica mas com evidente aplicação prática, e ainda desenvolver projectos que envolvam esses conteúdos, nomeadamente em relação aos quatro tópicos seguintes:
- Aplicações de Geometria;
- Pensamento Lógico;
- Raciocínio e Cálculo;
- Optimização em Redes e Grafos.
Formadores: Fátima Rodrigues, Maria do Céu Soares, Nelson Chibeles Martins
Tópicos a ser tratados:
1) Aplicações de Geometria;
i) Construção de Frisos;
ii) Origami Geométrico.
2) Pensamento Lógico
i) Enigmas Lógicos;
ii) Puzzlese Quebra-Cabeças.
3) Raciocínio e Cálculo
i) Problemas Numéricos;
ii) Problemas Combinatórios;
iii) Problemas Processuais.
4) Optimização em Redes e Grafos
i) Noções básicas de Teoria de Grafos e Aplicações;
ii) O problema do Caminho Mais Curto e da Árvore de Suporte de Custo Mínimo;
iii) O Problema do Carteiro Chinês e do Caixeiro-viajante.
5) Elaboração e discussão dos trabalhos finais
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Nesta sessão apresentaremos uma faceta diferente e divertida da Matemática, explorando um leque variado e abrangente de truques de magia de fundamentação matemática. Usaremos cartas, cordas, peças de dominó, dados, varinha mágica, cartola e, naturalmente, um coelho. Ao expor a matemática inerente a cada uma dessas “magias” pretende-se evidenciar a magia da matemática, estimulando assim o gosto e o interesse por esta ciência.
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Nesta sessão apresentaremos o trabalho desenvolvido pelo ClubeMath, o Clube de Matemática da FCT/UNL nas suas várias vertentes: junto dos associados, das suas famílias, dos seus professores, e da comunidade em geral. Falaremos das atividades lúdicas desenvolvidas no âmbito do Clube que, envolvendo sempre conceitos ou procedimentos matemáticos, contribuem para desmistificar esta disciplina e promover o sucesso educativo dos jovens associados. Em particular, serão apresentados alguns jogos matemáticos já desenvolvidos durante as atividades regulares do Clube, e que servem não só como ferramenta pedagógica mas também como um excelente veículo para despertar e sensibilizar para a matemática. A sessão terminará com uma apresentação prática de um desses jogos.
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Formadores: Maria da Graça Marques e Marília Pires (Departamento de Matemática, FCT - Universidade do Algarve)
O objetivo desta sessão de formação é apresentar algumas técnicas pouco divulgadas que podem ser utilizadas como motivação de temas de geometria. Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa e a sessão não requer formação prévia especializada.
Numa primeira parte serão trabalhadas técnicas de modelagem de balões que permitem, de um modo muito atrativo e lúdico, fazer uma ligação entre grafos e poliedros. Esta ligação pode ser vista como uma aplicação da teoria de grafos mas, simultaneamente, estimula os estudantes a compreenderem verdadeiramente as ideias subjacentes a conceitos estudados, tais como caminho ou circuito de Euler. Para alunos mais novos a modelagem de balões pode ser simplesmente aplicada no trabalho com poliedros.
Na segunda parte serão utilizadas técnicas de origami modular, com aplicações a problemas de geometria no espaço, que se têm revelado muito motivadoras para jovens.
Será ainda apresentada uma abordagem original ao tema da planificação de sólidos.
Materiais que serão usados: cartolina; papel; tesoura; guita; balões de modelagem e bombas de encher balões.
Nota: Todos os materiais serão fornecidos aos participantes.
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Formador: Margarida Matias Pinto - Sociedade Portuguesa de Matemática
O potencial do Excel no dia-a-dia é enorme. O objetivo desta sessão de formação consiste em apresentar algumas técnicas e trabalhar pequenos truques (alguns não tão pequenos quanto isso) que são uma grande ajuda na sala de aula, mas também no dia-a-dia.
As técnicas que serão trabalhadas durante a sessão de formação terão como finalidade facilitar a leitura de tabelas ou gráficos, comparar resultados, acelerar o trabalho e/ou melhorar o aspeto de uma apresentação.
Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa, pelo que a sessão está aberta à comunidade educativa em geral.
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Formador: Fátima Rodrigues (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)
“A principal razão para estudar os poliedros regulares é a mesma do tempo dos pitagóricos, isto é, as suas formas simétricas revelam-se atraentes para o nosso sentido artístico.” H. S. M. Coxeter
A matemática, através da geometria, estuda as figuras capazes de representar as formas naturais ou dar origem a novas formas artificiais. Desde sempre que os geómetras se interessaram pelos poliedros. Mas não são os únicos, também arquitetos, escultores, pintores, joalheiros consideram que estes objectos têm um encanto especial.
E de todos os tipos de poliedros existentes, há uma família que merece destaque, dada a sua forma regular e simétrica, os cinco tipos de poliedros regulares, também designados por sólidos platónicos: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
Nesta sessão apresentaremos uma justificação para a existência de apenas cinco tipos de poliedros regulares. Seguidamente procede-se à construção, em Origami, de um exemplar de cada um desses tipos, assim como de um poliedro não convexo.
A utilização de Origami para construções geométricas desenvolve nos utilizadores, em particular nas crianças e jovens, capacidades de visualização, orientação e abstração espacial. A manipulação de sólidos geométricos, em particular dos sólidos platónicos, ajuda à compreensão de todas as suas propriedades e atributos.
A construção dos sólidos platónicos em Origami, pode tornar-se numa ferramenta pedagógica pouco dispendiosa e útil para sensibilizar para a geometria.
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Esta sessão tem como objetivo fornecer aos destinatários ferramentas que apoiem o desenvolvimento de projetos criativos na área da Matemática e que lhes permitam adquirir uma base de trabalho na dinamização de grupos de crianças e jovens na tarefa exploratória da Matemática. Especificamente, pretende-se desenvolver atividades lúdicas que envolvam a exploração de conceitos de redes e grafos e respetiva otimização. Os conceitos abordados e algoritmos desenvolvidos são facilmente explorados pelos alunos e focar-se-ão em problemas que simulam situações reais.
Formador: Nelson Chibeles Martins (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)
Tópicos abordados:
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Formador: Nelson Chibeles Martins (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
O Roleplaying (Representação de Papéis) tem sido utilizado há décadas por especialistas na área de gestão de recursos humanos com o fim de avaliar candidatos a um emprego, identificar potenciais líderes num grupo de trabalho e para potenciar espírito de equipa. Nesse âmbito, este tipo de atividade avalia o comportamento dos “jogadores” face a determinadas situações e permite qualificar características como o espírito de equipa, capacidade de iniciativa e liderança e competência para gerir dilemas éticos.
No final da década de 70, surgiram os RPG (Roleplaying Games) com a criação do conhecido jogo Dungeons & Dragons, e a atividade de Roleplaypassou a ser utilizado como forma de jogo social, bem longe do mundo empresarial.
A utilização deste tipo de jogos em sala de aula é de difícil implementação, porque são demorados e, tradicionalmente, dirigem-se a um pequeno grupo de 5 ou 6 jogadores. No entanto, as técnicas empregues num RPG podem ser exploradas com intuito de levar os alunos a explorarem novas formas de abordarem temáticas já desenvolvidas nas aulas ou serem apresentados a novos conteúdos.
Nesta ação de formação visitaremos os eventos mais importantes da história dos RPG e serão dados a conhecer quais os jogos mais conhecidos. Explicar-se-á o que é um RPG e mostrar-se-á exemplos de atividades que introduzem conteúdos matemáticos durante um RPG. Os exemplos explorarão temáticas como Teoria de Grafos, Geometria, Lógica e Cálculo.
Sócios SPM nd € | não membro nd €
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Como surgiram os números? Que sistemas de numeração usavam as diferentes civilizações da antiguidade? Estas questões serão respondidas nesta breve incursão prática sobre os sistemas de numeração sumério, babilónico, egípcio, grego, maia, romano e hindo-árabe.