24-04-2021
15:00 - 18:00
0,12 (3 horas)
23/04/2021
204 de 300
Nesta sessão pretende-se revisitar o modo como podem ser introduzidos os números racionais não negativos no 1º ciclo do ensino básico. Procurar-se-á seguir em pormenor como surgem e são utilizados para a resolução de problemas os números e as “quatro operações”, começando-se por analisar o caso dos números naturais e por que razão se torna necessário introduzir os novos números representáveis por frações, o que há de essencialmente novo e o que é uma simples adaptação na extensão das operações, e como se situa o estudo das dízimas no âmbito desta extensão. Serão propostas algumas actividades, em particular com o objetivo de aproximar o nosso olhar sobre estes temas daquele que podem ter os alunos que pela primeira vez são com eles confrontados. Também se questionará que opções de entre as que têm sido tomadas nas últimas décadas no ensino das frações em diversos países poderão estar na base de algumas das dificuldades sentidas pelos alunos. |
Professores do Ensino Básico e Secundário, Pais e Educadores.
Sócios SPM
Sem certificado…...................................4€
Com certificado .................................6€
Não Sócio SPM:
Sem certificado…...................................6€
Com certificado .................................10€