26-06-2021
15:00 - 18:00
0,12 (3 horas)
25/06/2021
164 de 200
Reflexão, translação, rotação são termos usados frequentemente em matemática e associados em geral ao sentido da visão: vitrais, azulejos, ladrilhos são exemplos que apresentamos para clari?car tais conceitos junto dos nossos alunos.
É, no entanto, possível exempli?car os mesmos conceitos usando o sentido da audição. Se no primeiro caso as coordenadas x e y do plano são, por exemplo, a largura e a altura de uma janela em vitral, no segundo caso as variáveis passam a ser respectivamente o tempo e a altura do som, e em vez da visão, são necessárias a audição e a memória para reconhecer uma re?exão ou uma translação.
Músicos e compositores conhecem bem estes conceitos e usam-nos com rigor e engenho. Nesta sessão vamos analisar vários exemplos musicais de diversas épocas e estilos bem como a sua tradução para linguagem matemática, analisando composições que vão desde o canto gregoriano do Século VII a Jacques Brel do Século XX, passando pela jovialidade de Mozart e pelo génio de Bach do Século XVIII.
Professores de Todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.